Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pela primeira vez duas ministras negras compõem bancada do Plenário do TSE

09/05/24 às 21:47 - Escrito por TSE
siga o Tarobá News no Google News!

“Hoje, 9 de maio de 2024, temos uma sessão histórica na Justiça Eleitoral. Pela quarta vez, temos quatro mulheres e três homens nesta bancada. Além disso, temos, pela primeira vez na história do Tribunal Superior Eleitoral, duas ministras negras”, afirmou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ao abrir a sessão plenária do Tribunal, na manhã desta quinta (9).


Ao entrar no Plenário, a visão das pessoas que acompanharam a sessão era diferente do habitual. Na bancada, além de quatro ministras, Cármen Lúcia, Isabel Gallotti, Edilene Lôbo e Vera Lúcia, e de três ministros, Alexandre de Moraes, Raul Araújo e Nunes Marques, a Corte Eleitoral, pela primeira vez, registrou a mesma proporção de magistradas negras e brancas. 


Para a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o compromisso é “que a gente tenha uma verdadeira justiça de igualação, uma ação permanente para se buscar e realizar a igualdade de todos, mulheres e homens, negros e brancos, pobres e ricos, e, assim, construir uma sociedade livre, justa e solidária”, defendeu.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA NA ÍNTEGRA

Eleições 2024: entrevista com o pré-candidato à prefeitura de Londrina, Jairo Tamura

Imagem de destaque
CORTE ELEITORAL

André Mendonça é eleito para a vaga de Alexandre de Moraes no TSE

Imagem de destaque
ASSESSIBILIDADE

TRE-PR reforça a importância da participação de PcDs nas eleições

Pedido de segunda via do título de eleitor deve ser feito até esta quinta-feira (22)
REGULARIZAÇÃO

Eleitorado gaúcho tem até dia 23 para tirar o título de eleitor


O ministro Alexandre de Moraes lembrou que a Justiça Eleitoral vem atuando de forma muito contundente para garantir a participação das mulheres na política, além das candidaturas negras.


“Este Tribunal vem de uma série de decisões, como a garantia de, no mínimo, 30% de participação feminina nas candidaturas. Este Tribunal também votou a proporcionalidade do Fundo Partidário para as candidaturas negras, decisão mantida pelo STF”.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá